Projeto Viva Sua Fé

Eventos Gerais

Estudantes do Colégio Cônsul participaram do projeto internacional “Live your faith”, organizado pelo GPENreformation.

O projeto “Live your faith” (Viva a sua fé), reuniu mais de 20 escolas protestantes de 11 países e cinco continentes. Ele foi organizado pelo GPENreformation – Rede Pedagógica Global de escolas protestantes, instituição parceira da Rede Sinodal de Educação e da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

Durante os meses de Setembro de 2022 e Março de 2023, os estudantes trabalharam em grupo com outras escolas participantes, de forma virtual, para refletir sobre temas como caráter cristão, conciliação de vida e fé, projetos sociais, voluntariado e mensagens de esperança em tempos difíceis. Os participantes tinham quatro tarefas e produziram, em seus grupos, relatos, imagens e vídeos muito interessantes sobre os temas propostos. As atividades em grupo e apresentações das tarefas foram todas conduzidas em língua inglesa.

Os estudantes foram acompanhados pelos professores Andrea Antunes Gonçalves, de língua inglesa e Nathan Krieger, de ensino religioso. Tivemos a participação de estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio – Helen Resende da Silva, Isadora Francisco , Lucas Bressiani Ristow, Maria Clara Antunes Gonçalves, Maria Eduarda Müller, Mariah Corrêa Dias Ferreira, Matheus Gabriel Isleb e Priscilla Feller Sassi.

Para saber mais sobre o projeto e visualizar a produção das escolas, basta acessar: https://www.gpenreformation.net/live-your-faith/

Confira algumas conclusões e depoimentos dos nossos estudantes:

Percebi que a fé não tem nacionalidade, é mundial, e que a diferença está na prática de fazer o bem a quem precisa. Independentemente de onde estejamos, de alguma forma podemos fazer algo pelos outros. (Helen Resende da Silva)

Aprendi que, independente do país, a fé é algo único, claro que cada um tem suas particularidades, mas todos acreditam em Deus e em seus ensinamentos. Aprendi sobre diferentes visões em relação a Deus e algumas formas de representar a fé. (Isadora Francisco)

Aprendi quando são os momentos em que a fé está mais presente, e mais forte. (Lucas Bressiani Ristow)

Aprendi que mesmo que cada aluno seja diferente, com sua cultura e costumes, podemos conversar sobre Deus juntos. (Priscilla Feller Sassi)

Levarei para a minha vida que devo ser cada dia mais grato pela minha vida, que o inglês é muito importante para a comunicação e que existem muitas realidades diferentes no mundo. As lições que aprendi foram que devo ouvir opiniões diferentes para ter mais conhecimento, respeitar a todos, mas também expressar minha opinião sobre. (Maria Clara Antunes Gonçalves)

Definitivamente, a principal lição que aprendi trabalhando com as escolas parceiras é a diversidade cultural e a expressão da fé empreendida em cada uma delas. Quanto ao projeto em geral, o principal aprendizado foram as inúmeras reflexões e aprendizados sobre minha religião, ambos promovidos por meio de atividades e conversas em grupo. (Maria Eduarda Müller)

Pude perceber que cada escola tem seus desafios e vantagens. A maneira como cada um reage a determinadas situações é diferente. Também foi bom ver o idioma que cada escola fala, já que nenhuma das escolas parceiras falava português. (Mariah Corrêa Dias Ferreira)

Sempre há esperança, mesmo se você estiver com problemas. Precisamos ser gratos por todas as coisas que temos. (Matheus Gabriel Isleb)