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Projeto Onu

Mais conhecidos como MUN’s (Model United Nations), os modelos de simulação vêm se tornando cada vez mais importantes nas universidades e nas escolas de Ensino Médio, instigando estudantes a debaterem e argumentarem, atuando como verdadeiros Estados e desenvolvendo papéis importantes em discussões extremamente essenciais para o mundo em que vivemos hoje.

Historicamente falando, as primeiras simulações desse tipo surgiram nos anos de 1920, nos Estados Unidos e na Europa, ainda vinculadas a antiga Liga das Nações — que mais tarde se transformaria na ONU, que conhecemos hoje. No Brasil, o primeiro MUN aconteceu na Universidade de Brasília (UnB) em 1988, intitulado de AMUN — American Model United Nations. O projeto se expande no país a partir do momento em que os cursos universitários de Relações Internacionais também ascendem, fazendo com que a prática se tornasse mais comum.

O maior propósito das simulações é inserir estudantes interessados em assuntos internacionais de cunho político e social no cenário real das negociações da ONU. 

Essa profunda conexão com uma realidade que, por vezes, parece distante de nossa compreensão, possibilita ao participante desenvolver habilidades como oratória, argumentação, além das experiências tanto em âmbito acadêmico como profissional. 

As aulas preparatórias para as competições acontecem semanalmente, as quintas-feiras, no período vespertino e Matutino são ministradas pelos seguintes professores:
·         Relações Internacionais: Professor Reynaldo Coimbra – 1h/a semanal para cada equipe.
·         Inglês: Professora Karline Beber – 1h/a quinzenal para cada equipe.
·         Escrita Acadêmica: Professor Diego Hodecker – 1h/a quinzenal para cada equipe.
·         Oratória: Professor Luciano Mafra – 1h/a quinzenal para cada equipe.

Projeto de Simulação da ONU do Colégio Cônsul tem o intuito de fomentar a aprendizagem dos estudantes sobre assuntos que envolvam o debate acerca de questões da agenda internacional geopolíticas, históricas e conflitos da atualidade, estimulando o protagonismo juvenil, o exercício da diplomacia e o desenvolvimento de dimensões comunicativas.

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