Saiba mais

Ensino Fundamental I

As turmas do Ensino Fundamental I trabalham com o material didático do Sistema ANGLO de Ensino, que oferece todo o conteúdo curricular alinhado à BNCC – Base Nacional Comum Curricular. A proposta tem como objetivo a aquisição de uma base ampla e consistente de conhecimentos conceituais e desenvolvimento de autonomia de estudos e de aprendizagem. 

A aprendizagem é progressiva e os temas abordados nos diferentes componentes curriculares são trabalhados de maneira dinâmica e contextualizada. A ideia da construção do conhecimento, a atribuição de sentido ao que se aprende, a incorporação dos hábitos de leitura e de estudos, a pesquisa científica e a tecnologia incorporam a metodologia de ensino.
Componentes Curriculares como Iniciação Científica, Educação Psicomotora, Artes Visuais, Musicalização, Educação Física e Robótica, fazem parte do cotidiano escolar dos Anos Iniciais. A programação anual é desenvolvida de acordo com o calendário do Colégio, garantindo o trabalho com todos os conteúdos e o desenvolvimento de projetos a cada ano de ensino.

A educação contemporânea se depara com o desafio de formar indivíduos que atuem de maneira ética, responsável e crítica em um mundo conectado com transformações cada vez mais rápidas. A partir do 1º ano, os estudantes participam do Programa SEMENTE, um programa de aprendizagem que ensina domínios socioemocionais como autoconhecimento, autocontrole, empatia, determinação e resiliência, ajudando na tomada de decisões mais responsáveis e no desenvolvimento de habilidades sociais. A neurociência tem comprovado que essas habilidades podem ser aprendidas e para isso, durante as aulas, os estudantes contam com o Caderno Semente, plataforma e aplicativo com vídeos, além de projetos especiais.

Com uma carga horária semanal significativa, o trabalho com a Língua Inglesa exprime as concepções contemporâneas do ensino de língua estrangeira. As crianças aprendem a partir de atividades contextualizadas, jogos, brincadeiras e projetos. Mundialmente reconhecida como o maior e melhor sistema de ensino da língua inglesa, a CAMBRIDGE University Press é nossa parceira no trabalho desenvolvido com as crianças. 
As tarefas de casa diárias organizam a rotina do estudante e levam à criação do hábito de estudos, importante em qualquer fase da vida escolar. Ou seja, diariamente, as crianças estudam as aulas trabalhadas na escola, ao fazer suas tarefas. Tudo gira em torno das aulas: “Aula dada, aula estudada”.

Para o registro das tarefas, trabalhos e demais atividades, disponibilizamos, além do Aplicativo, a Agenda escolar impressa. Está comprovado que a organização é uma das qualidades de um bom estudante. Sendo assim, são orientados sobre a utilização correta da agenda escolar, visando auxiliar na organização das datas de entrega de atividades e materiais solicitados. A agenda também auxilia os pais na comunicação com a escola, no acompanhamento do calendário escolar anual, bem como dos avisos nela afixados. O uso é diário e obrigatório.

Ao longo dos Anos Iniciais, são desenvolvidos Programas e Projetos organizados pela escola e em parceria com diferentes entidades. 

Desde 2017, as turmas dos 4º anos do Ensino Fundamental, participaram do Programa Observador Social Mirim, desenvolvido pelo Observatório Social de Brusque. Durante os encontros, o Educador Fiscal aborda, por meio de diferentes materiais e dinâmicas, temas como o papel do Observatório Social; a Constituição Federal; os Três Poderes; direitos e deveres dos cidadãos; o que é Corrupção; o Planejamento do gasto público - orçamento; Tributos e carga tributária; Impostos; Nota ou cupom fiscal; Eleições, voto e democracia.   

No 5º ano, os estudantes participam do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o qual conta com a parceria entre a Polícia Militar, a Escola e a Família.
O Programa foi implantado em nossa escola em 1999 e tem por finalidade ensinar às crianças habilidades para que possam conduzir suas vidas de maneira responsável, segura e livre das drogas. As aulas acontecem semanalmente, em um total de dez encontros e são ministradas por um Policial Instrutor PROERD.
A partir de 2021, o PROERD Kids passou a ser realizado nas turmas do 1º ano. Ao final dos encontros com o Policial Instrutor, as crianças recebem o certificado de participação.

O projeto Comunicação Não Violenta é desenvolvido pela Orientação Educacional e compreende autoconhecimento, consciência social e autogestão para os estudantes do Ensino Fundamental. É um método comunicativo que permite construir confiança e definir limites saudáveis para uma relação com o outro, reconhecendo as necessidades próprias e as do outro. 

O projeto Conviva Bem é desenvolvido pela Orientação Educacional e compreende o cuidado consigo mesmo, com o próximo e com o meio ambiente a partir das relações constituídas. São atividades desenvolvidas em sala de aula com as turmas através do conhecimento conceitual, aplicação de dinâmicas, reflexões pessoais e/ou em grupos e aplicabilidade. 

Desde 2016, as turmas dos 5º anos participam de um projeto literário que visa a criação de um livro de literatura em que cada estudante é autor e ilustrador. O projeto, desenvolvido na escola, tem como objetivos estimular a criança a manifestar seu fazer artístico comunicando suas ideias por meio de desenhos, de pinturas e da escrita; auxiliar no aperfeiçoamento da produção textual, além de oportunizar o lançamento de seu livro.

O projeto Estudo em Ação é desenvolvido pela Orientação Educacional e visa contribuir com o bom desempenho e aprendizado escolar do estudante. Compreende estratégias e procedimentos de como estudar, elaboração de plano de estudos individuais, orientação de rotina de estudos para estudantes e/ou pais. 

O projeto Não ao Bullying é desenvolvido pela Orientação Educacional e de forma preventiva busca informar, orientar e conscientizar os estudantes e a comunidade escolar para, de forma ativa, desenvolver atitudes positivas. Diálogo entre as partes, compreensão das emoções são o alicerce do projeto na busca de relações mais saudáveis e respeitosas entre os estudantes. 

GALERIA