No dia 07 de fevereiro, professores e equipe pedagógica do Colégio Cônsul participaram do encontro de formação promovido pelo Núcleo das Instituições Educacionais de Brusque, vinculado à ACIBr – Associação Empresarial de Brusque.
O encontro contou com mais de 200 professores de várias instituições e teve como tema “Cutting no contexto educacional”. O tema foi abordado pelo psicólogo e psicanalista Mario Augusto Eccher. “O Cutting é um problema real e precisamos conhecer para melhor acolher. Hoje, temos crianças extremamente inteligentes, que falam alguns idiomas, fazem uso da tecnologia melhor que nós adultos, mas são extremamente frágeis emocionalmente. Estamos educando nossas crianças para o futuro, mas estamos esquecendo que existe um déficit no presente. As crianças não sabem lidar com perdas e frustrações, mas precisam aprender isso, e nós precisamos ajudá-las”, declarou Mário. O palestrante está desenvolvendo um projeto que visa identificar e ajudar os adolescentes que enfrentam o problema. Na sua fala, o palestrante ainda destacou a importância de que os educadores saibam que o problema é real e que as escolas estejam atentas para as suspeitas de possíveis casos de Cutting e preparadas para acolher estes adolescentes.
Após a palestra, realizou-se uma mesa redonda com o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Humberto Fornari, a diretora de Saúde Mental do Município, Alícia Fagundes, e a professora do curso de Psicologia da Unifebe, Graziele Rosvadoski da Silva. Na oportunidade, Dr. Humberto reforçou a importância da parceria dos professores com os profissionais da área da Saúde para enfrentar o ‘Cutting’ e além disso, destacou que a Secretaria Municipal de Saúde está se estruturando por meio da contratação de mais profissionais especialistas e planeja a abertura do CAPS infantil para melhor atender crianças, adolescentes e famílias que precisam de ajuda.