Museu do Cônsul

Colégio

No dia 11 de junho de 1960, o Ginásio e a Escola Normal Cônsul Carlos Renaux engajaram-se nas comemorações do Centenário de Fundação de Brusque, inaugurando o Museu "Ernesto Guilherme Hoffmann", que exibe mamíferos, aves e répteis da fauna brasileira.

Tratam-se de exemplares caçados e empalhados pelo empresário Ernesto Guilherme Hoffmann. Ele reuniu todas essas peças em trabalho paciente, desde o início da década de 1940, até fins da década de 1950, época em que a caça de animais silvestres era livre e permitida. Próximo a sua moradia, chegou a construir uma casa para exibir os espécimes empalhados, tendo sempre um grande número de visitantes.

Por isso, ao final da década de 50, quando seu compadre Arno Ristow era Diretor do então Ginásio Cônsul Carlos Renaux, o Senhor Willy doou de forma valiosa ao educandário um grande número de animais empalhados.

Naquela ocasião, estava em andamento a edificação da ala central do imponente prédio, hoje em dia ocupado pelo Colégio Cônsul Carlos Renaux. O Diretor aproveitou a oportunidade para mandar construir uma sala maior que as demais, a fim de nela alojar a importante doação do Sr. Willy. Pronta tal sala, situada na ala central do edifício, o Diretor providenciou a fabricação de grandes armários, inteiramente envidraçados, onde foram montadas as peças empalhadas pelo Sr. Alberto Genrich, como se estivessem em seu habitat natural, além de grandes cortinas para preservação das peças.

Em 2007, a bióloga Adriana Ferreira Sardagna, indicada pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB, efetuou a restauração taxidérmica do acervo. Além disso, nesta época, o Sr Willy mandou instalar na sala do museu um aparelho antimofo para melhor conservação.

Em 2008, a professora Dagmar Fritsche decidiu registrar a história do Museu, indo à casa do patrono para colher importantes informações, resumidas e apresentadas no livro "Educação e Instrução em Brusque - SC", de Arno Ristow, páginas 113 até 116.

 

- Retirado do Livro: "Educação e Instrução em Brusque - SC", de Arno Ristow (da página 109 até 116).

- Confira como é feito o processo de taxidermia, ou o "empalhamento" dos animais, através deste video do taxidermista Emerson Boaventura:

- VEJA AQUI! (https://www.youtube.com/watch?v=3cZ-FpsVCDU)

Galeria