Mini cursos abordam técnicas de prevenção de incêndio e evacuação de espaços

Colégio

Estudantes dos Ensinos Fundamentais I e II, e Ensino Médio do Colégio Cônsul Carlos Renaux receberam, nesta segunda-feira, 9, mais uma série de palestras e mini cursos voltados para a segurança. Anualmente, os temas são abordados tanto em atividades pontuais, como em simulados, que ocorrem uma vez por semestre.

Desde 2018, a supervisora de Compras, Dagmar Brunken, acompanha a organização das atividades. A cada nova edição, ela faz avaliações e busca alternativas para a versão seguinte. Em anos anteriores, além dos estudantes, funcionários participaram de parte da programação, como forma complementar aos treinamentos de rotina sobre o temPara o Bombeiros Militar da reserva e responsável pelas orientações, Evandro Gevaerd, os treinamentos servem para evitar dúvidas, dar mais agilidade e capacidade reação aos estudantes para situações críticas. “Em um incêndio, o pânico mata mais que o fogo ou a fumaça e saber o que fazer é fundamental para que todos consigam sair bem”, exemplifica

Na avaliação dele, a união de boa estrutura e a capacidade de reconhecimento dos sistemas de segurança são importantes para evitar acidentes e capacitações, como as oferecidas pelo Cônsul podem fazer a diferença, mesmo entre os mais jovens. O treinamento com as faixas etárias menores, afirma, também se reflete em situações fora do ambiente escolar e pode estimular cuidados redobrados nos prédios e residências.

“O treinamento deve ser iniciado já nos primeiros anos de vida, para as crianças terem uma noção de que elas podem contribuir para não agravar uma situação e estarem melhor preparados dentro de uma emergência”, resume.

Galeria