Estudante Voluntário - apresentação de capoeira dos alunos da APAE

No último dia 29, o grupo Estudante Voluntário prestigiou a apresentação de capoeira dos alunos da APAE. O evento foi parte do conjunto de comemorações em alusão à Semana Nacional do Portador de Deficiência.

A apresentação, que contou também com estudantes de outras escolas, foi uma bonita demonstração de esforço e animação dos alunos da APAE. O exemplo dos alunos, cada qual com sua condição, é inspirador.

Além disso, é importante destacar e parabenizar a parceria e o trabalho voluntário dos professores de capoeira. Tais iniciativas e ações são lições de solidariedade e respeito – valores indispensáveis em nossa sociedade.

Aprendemos ainda que a capoeira, prática artística e esportiva, de origem afro-brasileiro, se originou no meio dos escravos, excluídos e oprimidos. A capoeira foi um importante elemento para o desenvolvimento das pessoas afrodescendentes.  Hoje a capoeira continua sendo uma prática “libertadora”, porém de inclusão social e cultural, especialmente para os mais excluídos.

Que aprendamos com ações como essa, a sermos mais solidários e a termos um olhar mais fraterno e inclusivo, especialmente para aqueles que estão mais excluídos em nosso meio.