Nos dias 12 e 16 de abril, estudantes do Projeto Estudante Voluntário realizaram visitas na APAE, Casa de Assistência Dilony e CMEI Norma Boggio Círculo Bom Samaritano.
Na APAE fomos acompanhados pela diretora Rose, coordenadora Valdete e psicólogo Helton. Conhecemos inicialmente a Clínica Integrada Uni-duni-tê, onde são realizados os testes do pezinho e da orelhinha, além do acompanhamento do desenvolvimento da criança.
Após, os estudantes conheceram o espaço Rute de Sá, onde ocorre o atendimento com pessoas portadoras de deficiência. Lá são realizadas oficinais que visam desenvolver estímulos, autonomia e interação dos usuários. Dentre as oficinas: tapeçaria, horta, arte com fios e tecidos, arte com papel e reciclagem, artes, confecção de bijuterias e culinária. Os usuários ainda contam com acompanhamento especializados e demais atividades.
O espaço mais antigo da APAE é o espaço Santa Inês, onde ficam os usuários com maior comprometimento em razão da sua deficiência. Também lá permanecem os mais idosos. Aquele espaço também conta com uma sala de informática, terapia ocupacional e academia.
Após a visita na APAE, os estudantes foram até a Casa de Assistência Dilony. Lá os estudantes conheceram a estrutura da casa, a equipe de profissionais e alguns dos idosos que vivem lá. A casa conta 36 idosos. A maioria deles necessita de muitos cuidados, vive numa condição de saúde mais delicada, e alguns encontram-se, na maior parte do tempo, acamados.
Somos gratos a diretora Rose e aos demais envolvidos, que nos apresentaram a APAE de forma tão detalhada e entusiasmada, e a coordenadora Lourdes e cuidadora Rita pela acolhida e pela atenção dispensada na Casa de Assistência Dilony. Registramos ainda o agradecimento a empresa de transporte coletivo Santa Luzia/Geneve que fez o transporte dos estudantes de forma gratuita.
Por intermédio destas visitas e atividade, os estudantes do Projeto Estudante Voluntário puderam visualizar e interagir com pessoas em diferentes condições e realidades. Também puderam perceber na prática a importância do voluntariado e da solidariedade. No caso da APAE, por exemplo, que realiza um importante trabalho com pessoas com deficiência e que sobrevive graças ao voluntariado e a solidariedade. E no caso da Casa Dilony, que apesar de ser uma instituição privada e particular, dedica-se com amor para o cuidado com os idosos.
As instituições visitadas nos dão uma lição de responsabilidade e amor para com as gerações – do passado, do presente e do futuro – sobretudo, pelo cuidado com as pessoas que experimentam maior vulnerabilidade e carência, de direitos e de saúde.
Destacamos ainda a visita e atividade do grupo de estudantes do projeto, da manhã, no CMEI Norma Boggio Círculo Bom Samaritano. Os estudantes cantaram e dançaram com as crianças do Infantil II, e ainda contaram histórias. Os livros usados foram: Somos todos extraordinários (R. J. Palacio) e Anjo avoado (Suzana Mafra). O primeiro livro trata do respeito às diferenças, e o segundo sobre amizade.
Fique por dentro e acompanhe nossas próximas atividades. Para saber mais, entre em contato com o Prof. Nathan Krieger.