Estudante do Colégio Cônsul Recebe prêmio em Harvard

Sara Bernardo, estudante da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Cônsul Carlos Renaux, conquistou na simulação em Harvard o disputado prêmio de diplomacia que analisa a atuação do delegado em seu respectivo comitê. E foi além, Sara recebeu menção honrosa no concurso de redação, onde mais 1.200 estudantes de todo o mundo tiveram a oportunidade de entregar suas produções e participar.
Sobre a premiação, Sara afirma: “Pra mim foi significado de muito esforço e trabalho duro, tanto meu quanto dos professores. O projeto me fez acreditar no meu potencial e explorar ainda mais minhas habilidades. O prêmio é a confirmação do sucesso disso”.

O grupo participou da simulação durante 4 dias, entre 8 e 10 horas de intensas negociações a cada dia do evento. Ao todo estivemos lá por 10 dias. Além da participação ativa e exigente, visitamos os diversos campus da universidade de Harvard e também do renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e os museus.

Os alunos selecionados para o Projeto ONU atendem uma rotina frequente de estudos sobre geopolítica, relações internacionais, história, diplomacia… e são motivados a fazerem suas pesquisas, bem como suas discussões, na Língua Inglesa. Os alunos transformam seus olhares perante o mundo, compreendendo a dinâmica política, humana, histórica do mundo com mais profundidade e cuidado. É impressionante ver e ouvir nas narrativas destes alunos a transformação, o crescimento pessoal, o ganho nos estudos, o aprendizado com disciplina e respeito. É nítido!

A experiência de viver essas simulações, além do ganho pessoal como já mencionei, dá ao aluno a certificação que comprova sua competência e habilidade em discutir grandes e complexos temas na sua língua e na língua inglesa. Comprova que conhece as regras e a dinâmica de uma vida diplomática. Eles agora sabem “DISCUTIR O MUNDO, COM O MUNDO, PELO MUNDO, PARA O MUNDO” - nosso lema ??