Sara
Bernardo, estudante da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Cônsul
Carlos Renaux, conquistou na simulação em Harvard o disputado prêmio de
diplomacia que analisa a atuação do delegado em seu respectivo comitê. E
foi além, Sara recebeu menção honrosa no concurso de redação, onde mais
1.200 estudantes de todo o mundo tiveram a oportunidade de entregar
suas produções e participar.
Sobre
a premiação, Sara afirma: “Pra mim foi significado de muito esforço e
trabalho duro, tanto meu quanto dos professores. O projeto me fez
acreditar no meu potencial e explorar ainda mais minhas habilidades. O
prêmio é a confirmação do sucesso disso”.
O
grupo participou da simulação durante 4 dias, entre 8 e 10 horas de
intensas negociações a cada dia do evento. Ao todo estivemos lá por 10
dias. Além da participação ativa e exigente, visitamos os diversos
campus da universidade de Harvard e também do renomado Instituto de
Tecnologia de Massachusetts (MIT) e os museus.
Os
alunos selecionados para o Projeto ONU atendem uma rotina frequente de
estudos sobre geopolítica, relações internacionais, história,
diplomacia… e são motivados a fazerem suas pesquisas, bem como suas
discussões, na Língua Inglesa. Os alunos transformam seus olhares
perante o mundo, compreendendo a dinâmica política, humana, histórica do
mundo com mais profundidade e cuidado. É impressionante ver e ouvir nas
narrativas destes alunos a transformação, o crescimento pessoal, o
ganho nos estudos, o aprendizado com disciplina e respeito. É nítido!
A
experiência de viver essas simulações, além do ganho pessoal como já
mencionei, dá ao aluno a certificação que comprova sua competência e
habilidade em discutir grandes e complexos temas na sua língua e na
língua inglesa. Comprova que conhece as regras e a dinâmica de uma vida
diplomática. Eles agora sabem “DISCUTIR O MUNDO, COM O MUNDO, PELO
MUNDO, PARA O MUNDO” - nosso lema ??