Espaço exclusivo é alternativa para evitar transtornos no entorno do Colégio Cônsul

Os horários de chegada e saída de estudantes, para o trânsito, são considerados períodos críticos para a mobilidade de Brusque. No entorno do Colégio Cônsul Carlos Renaux, com cerca de 1150 alunos, a realidade não é muito diferente e é preciso ter paciência para conseguir uma vaga de fácil acesso aos portões.

O bom senso e a cooperação, segundo o diretor do Colégio Cônsul Carlos Renaux, Otto Hermann Grimm, podem ser aliados importantes para permitir mais conforto e facilidade nos momentos críticos. Cita como exemplo a possibilidade de funcionários e professores que cheguem mais cedo, deem a preferência das vagas do entorno do colégio para pais ou usos considerados mais urgentes.

De acordo com ele, a medida é uma tentativa de facilitar a mobilidade e prestação de serviços. “Que nós, enquanto funcionários, possamos entender que esta tem que ser uma alternativa rápida para as famílias”.

Além da prática, outra alternativa é utilizar o estacionamento interno do colégio, com acesso pela rua Erneso Ulber. Ao todo, o espaço dispõe de 50 vagas para carros e outras sete vagas para motos. Não há demarcação preferencial. O espaço, segundo levantamento interno, costuma ter metade de sua capacidade utilizada por funcionários e professores.

No entorno da escola são, pelo menos, 166 vagas públicas para veículos considerados leves e três para veículos de transporte escolar e uma para idosos, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Trânsito (Setram). Para estimular a rotatividade de veículos, no entorno do colégio há a sinalização que restringe o uso de vagas para o embarque e desembarque durante os dias úteis. A medida é valida entre às 7h e às 18h

As vagas públicas ficam espalhadas pela avenida Monte Castelo, travessa Professor Moritz Lehmann, rua Alberto Torres, rua Pastor Sandresky e Ernesto Ulber. Alguns trechos da rua Alberto Torres e da Monte Castelo, são passíveis de cobrança pelo estacionamento rotativo Área Azul. No sistema público, os primeiros 15 minutos de uso da vaga não possuem cobrança.