Dia da Reforma Luterana

Colégio

A teologia reformada, marcada profundamente pelas ideias de Lutero e Calvino, produziu um slogan muito interessante: ecclesia semper reformanda est, isto é “a igreja deve estar sempre em reforma”. A frase, atribuída ao teólogo reformado do século XVII, Jodocus van Lodestein, tornou-se um fundamento importante para a teologia protestante.

Há 505 anos, Martim Lutero deu início ao que chamamos de Reforma da Igreja. É verdade que, nem tudo saiu como ele esperava, mas o resultado veio. Anos mais tarde, as Igrejas e comunidades protestantes se consolidariam e obteriam reconhecimento político e religioso. Até mesmo a Igreja Católica, que inicialmente desencadeou um movimento de contrarreforma, séculos mais tarde faria as pazes com as Igrejas protestantes e repensaria suas práticas.

Questões centrais da Reforma como a venda de indulgências e cargos eclesiásticos foram resolvidas. De certa forma, a Reforma atingiu seus objetivos. O Dia da Reforma tradicionalmente tornou-se um dia para lembrar e celebrar os grandes feitos dos reformadores do passado. Mas será que a Reforma acabou mesmo?

Voltemos ao slogan: ecclesia semper reformanda est. Talvez a Igreja de hoje não precise de uma reforma como aquela conduzida por Lutero, mas as pessoas precisam ser constantemente “reformadas” pela Palavra de Deus. 

O que precisamos reformar em nossas vidas? Que reformas a nossa sociedade precisa? Com certeza há muito para ser reformado: corações cheios de ódio e rancor, intolerância, violência, mentiras, injustiças e tudo o mais que nos afasta de Deus.

No contexto escolar, as reformas também são necessárias e a necessidade de atualização é constante. Neste sentido, o Colégio Cônsul tem se destacado. São 150 anos dedicados a uma educação de qualidade, com valores cristãos, reformando-se e enfrentando os desafios de cada época.

A Reforma continua! E estar em reforma é também estar preparado para enfrentar os transtornos decorrentes para consertar aquilo que precisa ser consertado. Inspiremo-nos na coragem e na fé dos reformadores do passado para fazer as reformas necessárias em nossas vidas e em nosso meio, guiados sempre pela Palavra de Deus e pelo Espírito Santo.

 

Nathan Krieger

Professor de Ensino Religioso e Projetos Sociais

31 de Outubro de 2022