PERÍODO INTEGRAL

 

O Período Integral (P.I.) é um dos serviços adicionais oferecidos pelo Colégio Cônsul.Trata-se de uma opção saudável para o aluno no turno vespertino. O P.I. atende aos alunos do Maternal II da Ed. Infantil ao 5 º ano do Ens. Fundamental I. Ele oferece auxílio tarefa,   acompanhamento nas atividades extraclasse, culinária, aulas passeio, artesanato, atividades recreativas (esportivas e culturais) e desenvolvimento de projetos (horta e Jornal do P.I., por exemplo).
O Colégio Cônsul entende ser necessário que a criança viva sua infância intensamente. E é com base neste pensamento que a escola oferece este espaço, desenvolvendo um ambiente de experimentações diversas.
A convivência entre alunos de diferentes turmas instiga um caráter coletivo que permite lições de respeito ao outro, à natureza de existir. Estas oportunidades também servem para estimular a criatividade e imaginação, interação e diálogo, a troca afetiva e intelectual entre alunos e professoras. Dessa maneira atinge-se os aspectos cognitivos, motor, biológico, social e afetivo. O convívio diário também fortalece a amizade entre os alunos da turma formando uma grande família.
A escola é o espaço para a criança estabelecer contatos desenvolver habilidades, adquirir informações e conhecimento... Lugar de criar e recriar!
Durante este ano, no período Integral, estaremos desenvolvendo uma nova proposta a partir de atividades realizadas em diversos espaços da escola, sala de aula, Horta escolar, sala de informática, pista de atletismo, campo, parque, cozinha, pátio e outros. Eventualmente faremos atividades fora do espaço escolar.

Alunos matriculados no Período Integral poderão escolher os seguintes critérios de periodicidade:

a) Todos os dias;
b) 3 dias por semana, sendo (2ª,4ª e 6ª feira);
c) 2 dias por semana, sendo (3ª e 5ª feira).

Período: Matutino ou Vespertino.

Os temas que estaremos desenvolvendo são:

 

Educação Ambiental:
Colocar a criança em sintonia com a natureza despertará nela a sensação de fazer parte dela e, assim, gerando amor e responsabilidade.
O desenvolvimento da Educação Ambiental no Período Integral tem como objetivos:

Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com diversos, manifestando curiosidade e interesse;

Estabelecer algumas relações entre o Meio Ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana;Compreender a necessidade e reconhecer alguns procedimentos de conservação e manejo dos recursos naturais com os quais interagem, aplicando-os no dia-a-dia.  

                                                              
Educação Alimentar:
Estimular hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis, foi o principal objetivo que nos levou a desenvolver o projeto “Educação Alimentar ”para a turma do Período Integral. O projeto realiza uma série de ações junto às crianças tais como: a alimentação saudável e registro de atividades relacionadas ao tema, as quais incentivam o consumo de uma variedade de alimentos  principalmente em termos de vitaminas e minerais, alguns encontrados nas hortaliças que cultivamos em nossa horta suspensa. Esperamos que este projeto seja um sucesso, visando conscientização de uma alimentação saudável e sem desperdício.

 

Educação Financeira:
O ensino da educação financeira para crianças permite um preparo prático para a vida, transcende a “cuidar” do dinheiro. Repassa às crianças valores fundamentais para que elas tenham um futuro brilhante: autoestima, perseverança, objetivos, solidariedade e consumo responsável. Autoestima porque terão confiança em si próprias, perseverança e objetivos porque aprenderão que poupando e estabelecendo metas conquistarão o que desejam de forma consciente. Solidariedade porque  perceberão que tudo na vida é melhor quando se compartilha. Consumo responsável porque nosso planeta precisa de sustentabilidade e consumir de maneira responsável contribui muito para isso. Tudo isso será trabalhado de forma lúdica, as crianças aprenderão os conceitos a partir da observação dos fatos e, assim, implantando-os em pequenas e importantes práticas do dia-a-dia.

 

Educação e Tecnologia:                                     
A tecnologia da informação representa importante papel no cenário da educação, não devendo, entretanto, representar uma finalidade em si mesma, mas sim sendo utilizada como ferramenta auxiliar no processo cognitivo e, assim, estimular sua imaginação, coordenação motora e criatividade.
As aulas acontecem uma vez na semana, sendo realizadas atividades educativas de diversos temas abordados de maneira simples e fácil, levando a criança a apreender brincando.

 

Educação para a cidadania:                                                       
A educação na escola não pode ficar restrita apenas às disciplinas curriculares. A criança precisa ser educada para a vida em sociedade, com noções de seus direitos e deveres, e da importância de sua conduta para toda a sociedade.
Pensando nisso, daremos início a um projeto educacional com a finalidade de passar orientações sobre a cidadania, buscando despertar na criança a importância de um convívio social saudável, de respeito ao próximo, de solidariedade, entre outros valores éticos indispensáveis para a formação do cidadão do amanhã.
A família, base da sociedade terá participação indispensável para o êxito do projeto, pois é dela que vem os valores mais essenciais para a formação do caráter da criança. Dessa forma, família e escola, conseguirão formar um cidadão com valores éticos.

 

Rotina e organização diária:
Todas as atividades diversificadas acontecem a partir de um cronograma planejado anualmente, visando o equilíbrio entre atividades obrigatórias e livres.     
Diariamente, segue-se a seguinte rotina: higienização, descanso, tarefas e estudos monitorados, encaminhamento às atividades extraclasses, contação de história (sala P.I. e sala de leitura), lanche da tarde, atividades de registros individuais e em grupo (temas da proposta do P.I. especificada acima), recreação e momento da fruta coletiva no final da tarde.

 

Lista de material 2014 - Educação Infantil - Ensino Fundamental