ORIENTAÇÕES AOS PAIS – EDUCAÇÃO INFANTIL

 

A pontualidade é necessária para o bom rendimento escolar do aluno. Por este motivo, passa a ser regra na Educação Infantil, o limite de tolerância de atraso ficando assim estipulado:
MATUTINO: o aluno poderá chegar até 7h45min (Os alunos do Período Integral tem horário diferenciado).
VESPERTINO: o aluno poderá chegar até 13h45min (Os alunos do Período Integral tem horário diferenciado).

 

Lembramos que deverá ser respeitado o horário limite de chegada, após este horário o aluno não poderá entrar na sala. (salvo se apresentar atestado de consulta médica).

 

Entrada: Caso os pais tenham necessidade de deixar o aluno antes do horário de início das aulas, informamos que oferecemos um horário especial. Os alunos do turno matutino são recebidos a partir das 7h05min e os do turno vespertino às 13h, na SALA DE ESPERA, onde ficam sob supervisão de um profissional aguardando o sinal de entrada. (Exceto as turmas do Berçário I e Berçário II, onde os alunos podem ser encaminhados diretamente a sala de aula). Caso os pais prefiram, podem aguardar com seu filho(a) nas dependências do Colégio o horário de início das aulas, e após o sinal encaminhá-lo diretamente à sua sala. Lembramos que a criança que não estiver acompanhada dos pais deverá aguardar na sala de espera.

 

Saída: Só será permitida a saída do aluno se acompanhado dos pais ou de pessoas previamente autorizadas. Exigir-se-á da pessoa a identificação e a autorização dos pais, via agenda escolar. Após o sinal, serão encaminhados à sala de espera, onde ficarão com alunos das outras turmas. Temos profissionais responsáveis pela entrega até as 12h30min(matutino) e 19h (vespertino). A saída dos alunos das turmas regulares (Berçário I ao Nível II) somente será permitida mediante comunicação prévia via agenda escolar. Lembramos que as atividades escolares são programadas até o término do horário escolar, por este motivo, os alunos não serão liberados nos minutos finais que antecedem o sinal. Solicitamos aos pais que aguardem o horário para retirar seu filho na sala.

AGENDA:
Principal meio de comunicação entre a FAMÍLIA a ESCOLA. Berçário I, Berçário II e Maternal I: na agenda, são registradas informações diárias pelas professoras sobre a rotina do aluno na escola, como também é utilizada para comunicações gerais. Maternal II ao Nível II: a agenda é utilizada para comunicações gerais e eventualmente, alguma comunicação individual. Todos os avisos deverão ter o visto dos pais e do professor.

 

UNIFORME: O uso é obrigatório a partir do Maternal II. Todas as peças de uniforme deverão ser identificados com o nome completo do aluno para evitar trocas.

HIGIENE:
Banho para os alunos do Berçário I e Berçário II, apenas quando necessário. Diariamente, os alunos do Maternal II, Nível I, Nível II deverão trazer, na mochila, a toalha e a escova dental com proteção e uma garrafinha plástica (tipo squeeze) para beber água, todos os materiais identificados com o nome do aluno.

VISITAS:
Em hipótese alguma será permitida a visita de desconhecidos sem a presença e conhecimento do responsável pelo aluno. A permanência de pais e familiares não será permitida dentro da sala de aula, esta deve ser evitada para não interferir no trabalho com os alunos.

PASSEIOS:
Os alunos sairão da escola somente para passeios de estudo ou dentro de uma programação escolar. Os pais serão comunicados com antecedência e os alunos só participarão com a autorização assinada e devidamente uniformizados.

BRINQUEDO:
Toda sexta-feira os alunos podem trazer de casa um brinquedo (identificado com o nome) para a escola. Pedimos para que não tragam brinquedos com peças pequenas ou que conduzam e estimulem à violência, como espadas, revólveres, como também não trazer maquiagem ou esmalte, celulares e quaisquer eletro-eletrônico.

AULA DE DANÇA E FUTSAL:
Os alunos do Nível I e Nível II terão aula de DANÇA para as meninas, e FUTSAL para os meninos, neste dia, solicita-se o uso de uniforme e calçado apropriado ou então: Meninos-Aula de Futsal: uniforme esportivo do Colégio (camiseta e bermuda) e tênis. Meninas-Aula de Dança: colã rosa, saia de balé, meia calça quando necessário e sapatilha. As alunas deverão trazer na mochila uma muda do uniforme para que façam a troca após a aula de dança.

ATENDIMENTO AOS PAIS OU RESPONSÁVEIS:
O Colégio está sempre aberto aos pais, caso desejarem conversar com os professores, coordenação pedagógica, direção ou equipe de serviço de apoio (psicóloga e fonoaudióloga escolar), pedimos a gentileza de agendar horário. Pois no horário de recebimento ou entrega dos alunos, as professoras estão atarefadas com estas funções, não sendo possível dar atenção devida aos pais.

ALIMENTAÇÃO:
Quanto ao lanche, enviamos mensalmente para casa um Cardápio organizado por uma nutricionista com a sugestão de alimentos saudáveis. Caso alguma criança tenha alguma restrição alimentar e necessite ter um lanche diferenciado, pedimos que procurem trazer um lanche próximo da sugestão do Cardápio e sempre comunicar à professora. Solicitamos encarecidamente que não mandem salgadinho, bala, bolacha recheada e refrigerante para os lanches diários, quando houver um evento especial os pais serão comunicados pela professora sobre o lanche que poderá ser trazido. Os pais de alunos de PI (Período Integral) que optarem pelo serviço de almoço devem solicitá-lo no momento da matrícula, ou entrar em contato com a Secretaria do Colégio para a devida contratação no decorrer do ano letivo. Os pais receberão semestralmente as informações sobre o cardápio oferecido às crianças no almoço.

ANIVERSÁRIOS: Solicita-se a família que tiver intenção de comemorar o aniversário do filho(a) em sala, entre em contato com a professora com antecedência e informe-se do número de alunos da turma e sugestões do lanche a ser trazido. Não é permitida a troca de presentes, entrega de lembrancinhas, decoração da sala e animadores de festa, bem como a presença de familiares na comemoração e o envio de câmeras fotográficas ou filmadoras particulares, para registrar esse momento solicitamos o agendamento com no mínimo três dias de antecedência para utilizarmos a máquina fotográfica do Colégio e posteriormente enviarmos via e-mail as fotos.

SAÚDE:
Quando o aluno apresentar algum sintoma de febre, náusea, diarréia ou outra indisposição durante o período de aula, os pais serão comunicados para virem buscá-lo, a fim de tomar as providências cabíveis. Recomendamos que, sempre que possível, que o aluno que apresentar suspeita de doença infecto-contagiosa ou mal-estar permaneça em casa aos cuidados dos pais. No retorno ao Colégio, é necessário apresentar o atestado médico, garantindo que não há risco de contágio. A administração de medicamentos somente será procedida mediante autorização assinada pelos pais ou por comprovada prescrição médica. Nesse caso, o medicamento deverá ser enviado de casa constando a dosagem e os horários registrados na agenda escolar. Em caso de acidentes durante as atividades escolares, o aluno devidamente matriculado possui seguro e será encaminhado ao pronto-socorro do Hospital Evangélico. Ao mesmo tempo, os pais serão comunicados.
Pais, é de suma importância que as orientações citadas acima sejam respeitadas. Desde já agradecemos pela compreensão e contamos com a colaboração de todos.