Colégio / Projetos Sociais

O Colégio Cônsul Carlos Renaux busca a formação de pessoas comprometidas com valores humanos, éticos e cristãos. Para tornar isso possível, nossa formação ultrapassa a sala de aula. Ela acontece em todos os instantes, nos relacionamentos e nas diversas atividades e ações que Colégio oferece.

Dentre as várias atividades e ações que visam uma formação humana, nosso Colégio conta com ações solidárias e projetos sociais.

Acreditamos que a participação em ações solidárias e projetos sociais seja uma forma de despertar os alunos para a responsabilidade social e, assim, para a construção de uma sociedade melhor e mais fraterna.

Além disso, tais ações e projetos são oportunidades de testemunharmos o amor de Deus, servindo ao próximo cada qual com o dom e talento que Deus lhe deu.

Nenhuma árvore produz para o seu consumo próprio. Tudo quanto há na vontade de Deus se dá em favor dos outros. (Martim Lutero)

Desde 2019, o Colégio conta com o teólogo e professor Nathan Krieger para auxiliar na coordenação de ações solidárias e projetos sociais da instituição.

Confira algumas de nossas ações e projetos:

"ARRASTÃO DA SOLIDARIEDADE"

O "Arrastão da Solidariedade" já é uma prova tradicional da "Gincônsul" – Gincana do Colégio Cônsul. Todos os anos as equipes arrecadam grande quantidade de roupas e calçados que são encaminhados para diversas entidades que atendem pessoas carentes, ações sociais, etc. Durante o "Arrastão da Solidariedade" de 2019 foram arrecadados 3644 pares de calçados, 554 cobertores e aproximadamente 61 mil peças de roupas.

AÇÃO SOCIAL DA LEITURA

Entre os dias 29 de abril e 06 de maio de 2019, por iniciativa da Sala de Leitura e do setor de Projetos Sociais do Colégio, realizou-se a Ação Social da Leitura. O objetivo da ação foi arrecadar livros para todas as idades para compor o acervo da Biblioteca Comunitária do Centro Municipal de Educação Infantil Clara Maria Furtado. A campanha arrecadou mais de 200 livros que foram entregues no dia 07 de maio. A ação foi uma oportunidade para socializar cultura e conhecimento com outras pessoas.

"UMA CARTA PARA BRUMADINHO"

O Colégio Cônsul teve a alegria de participar da campanha "Uma carta para Brumadinho". A campanha foi organizada pela Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Belo Horizonte, MG e teve como objetivo exercitar o amor e a solidariedade, por meio do envio de cartas/cartões para as pessoas, famílias e comunidades vítimas da tragédia em decorrência do rompimento de uma barragem.

As turmas Ensino Fundamental I fizeram uma reflexão sobre o assunto e confeccionaram lindos cartões de Páscoa com mensagens de apoio, consolo e solidariedade. A atividade ajudou no despertamento dos estudantes para a importância da solidariedade e do amor ao próximo.

PROJETO ESTUDANTE VOLUNTÁRIO

Preparar o estudante para vida é um grande desafio. Os jovens de hoje e a sociedade de modo geral estão cada vez mais individualistas. As causas deste individualismo são várias. Falta qualidade em nossos relacionamentos. Falta sentido na vida de muitas pessoas.

Enquanto escola, nossa meta é preparar os jovens para uma vida com sentido. Para tanto, é preciso desafiar o jovem a ser menos individualista e a descobrir seu papel na sociedade e como ele poderá tornar esta sociedade melhor.

Criado em 2019, o Projeto Estudante Voluntário é uma oportunidade para os jovens atuarem na construção de uma sociedade melhor, mais fraterna e solidária a partir da realização de ações solidárias e atividades diversas junto de instituições da sociedade.

Mais do que isso, o Projeto Estudante Voluntário quer testemunhar o amor de Deus. Enquanto escola cristã, acreditamos que a fé se manifesta no amor ao próximo e a solidariedade nasce da gratidão a Deus, que nos amou primeiro.

Objetivo geral:

Sensibilizar os estudantes e a comunidade escolar num todo para a importância da prática da solidariedade, da fraternidade e das causas sociais como elementos fundamentais para a construção de uma sociedade mais feliz e para uma formação cidadã para a vida.

Objetivos Específicos:

•             Oportunizar aos estudantes novas experiências de aprendizado, desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais através da organização, formação e capacitação de grupos de estudantes para servirem em ações solidárias a serem realizadas, em caráter voluntário, em outras instituições, tais como: escolas, creches, hospitais, asilos, APAE, etc.;

•             Promover e exercitar o convívio dos estudantes com outras realidades;

•             Promover uma cultura de solidariedade e fraternidade na comunidade escolar;

•             Possibilitar aos estudantes o exercício de seus dons, talentos e aptidões;

•             Formar grupos para realizar ações;

•             Participar de capacitações e oficinas para aprender mais sobre o trabalho voluntário.

Público alvo:

Estudantes dos 8° e 9° anos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Além dos estudantes, o Projeto contempla também a participação de professores de várias áreas que queiram atuar como voluntários e auxiliar nos trabalhos de formação e capacitação.